#header .description {text-align: center;

Eu aprendi...

 

A importância da justiça para mim e para a comunidade



            Na semana passada meu professor distribuiu a cartilha da justiça para lermos e estudarmos. Durante esse período meu professor e a cartilha me ensinaram um monte de coisas que eu não sabia.

            O Poder Executivo é o responsável pela execução das leis e administração das cidades. Em nosso distrito o representante do poder executivo é o subprefeito Alício, na cidade o prefeito Paulo Altomani, no Estado de São Paulo o governador Geraldo Alckmin e no país a presidente Dilma Rousseff.

            O Poder Legislativo é o que faz as leis e fiscaliza as ações do Poder Executivo. Os representantes do Poder Legislativo na cidade são os vereadores, no Estado os deputados estaduais e no país os deputados federais e senadores. O deputado federal Newton Lima Neto foi nosso representante do poder executivo em nossa cidade, durante oito anos de mandato, e hoje representa nossa região  legislando no congresso nacional.

            Representando o Poder Judiciário temos os desembargadores, juízes, promotores, advogados e defensores públicos. A função do Poder Judiciário é aplicar as leis fazendo justiça.

            Aprendi que a polícia deve oferecer segurança para o povo. Ela também faz parte do Poder Executivo. O responsável pela Guarda Municipal é o prefeito, pelas polícias civil e militar o governador, e pela polícia federal a presidente.

            Descobri que a justiça é lenta porque, em nosso país, existe apenas um juiz para cada 18 mil habitantes e falta muito material e tecnologia para trazer mais agilidade aos processos. A solidariedade caminha junto com a justiça, porque ser solidário é se colocar no lugar do outro, ajudar os mais velhos, ajudar o próximo, ser justo e viver em harmonia e união.

            A lei maior do nosso país, que é a base para todas as outras, é a Constituição da República Federativa do Brasil. Nossa atual Constituição foi promulgada em 1988. Tudo isso aprendi, lendo e consultando o professor.  A Cartilha da justiça me ajudou muito, aprendi muita coisa que eu não sabia.



Lucas Eduardo Martins

Aluno do 5ºano B, da E.E. Visconde da Cunha Bueno





4 comentários:

  1. Eu aprendi que tem muitas coisas importantes e interessantes para nossos direitos e aprendi os direitos, alguns deles são:Direito a Liberdade, direito ao respeito,direito a cultura, direito a convivência familiar,direito a saúde, direito ao lazer,etc.
    Eu achei muito interessante e muito bom aprender tudo sobre nossos direito e tudo mais que temos!
    Vitoria Samara
    e
    Camila Da silva
    E.E.ProfºBento Da Silva César

    ResponderExcluir
  2. A Cartiha da justiça, me encinou bastante as leis
    e a leitura foi muito boa. O DIREITO Á COVIVêNCIA FAMILIAR,E COMUNITÁRIA. DIREITO Á PROFISSIONALIZAÇAO. DIREITO Á DIGNIDADE DIREITO Á ALIMENTAÇAO E DIREITO AO LAZER.

    ResponderExcluir
  3. Eu e minhas amigas aprendemos que:temos farias leis e direitos etc.Um dos direitos são:direito a liberdade;direito a vida;direito a lazer;direito a cultura;direito a saúde;direito a dignidade;direito a educação;direito a respeito;direito a convivencia familiar e comunitario;direito a alimentação e a salario...
    Eu e minhas amigas Bruna Pinheiro Leticia Daguano e Karen Vicente adoramos ainda mais a CONSTITUIÇAO do BRASIL ela e nossa amiga...
    BRUNA PINHEIRO LETICIA DAGUANO E KAREN VICENTE...
    da escola:E.E.PROF.BENTO DA SILVA CESAR

    ResponderExcluir